21 abril 2018

Tribulações

Tribulações na Obra do Joãozinho:


2015

3 de Março - Realiza-se a cerimónia de lançamento da Primeira-pedra (cf aqui). A construtora dá início à instalação do estaleiro da obra.

8 de Abril - O estaleiro instalado, vão iniciar-se os trabalhos de demolição das velhas construções existentes no perímetro da obra.

Nessa altura, a administração do HSJ (presidida pelo Prof. António Ferreira) impõe como condição que os trabalhos só poderão prosseguir depois de assinado um Protocolo - redigido pela sociedade de advogados Cuatrecasas cujo director era o Dr. Paulo Rangel -, entre as três partes envolvidas (HSJ, Associação Joãozinho, consórcio construtor)

17 de Julho - Depois de vários episódios, o Protocolo é assinado.

Mas, nessa altura, a administração do HSJ impõe outra condição para que os trabalhos possam ser retomados - que todo o Projecto do Joãozinho seja submetido a análise do Tribunal de Contas.

28 de Setembro - O Tribunal de Contas pronuncia-se dando luz verde ao Projecto Joãozinho (dispensa de Visto Prévio por não estarem envolvidos dinheiros públicos).

2 de Novembro - A obra é retomada com os trabalhos de demolição (cf. aqui). O HSJ vai procedendo à desocupação das velhas construções existentes no local e a construtora vai avançando com as respectivas demolições.

26 de Novembro - Tomada de Posse do Novo Governo 

11 de Dezembro
- O HSJ pára os trabalhos de desimpedimento do espaço, mantendo o Serviço de Sangue a funcionar no local. A construtora prossegue com os trabalhos de demolição nos espaços entretanto desocupados.

2016

17 de Fevereiro
- A administração do Prof. António Ferreira cede o lugar à administração do Dr. António Oliveira e Silva no HSJ.

2 de Março - A construtora informa a Associação Joãozinho de que, por não desocupação do espaço e falta de "frente de obra", se vê obrigada a parar os trabalhos


Desde então, a Associação Joãozinho mantém o estaleiro da obra no local, à espera que o HSJ desimpeça o espaço, e está pronta a re-iniciar os trabalhos a todo o momento.

Sem comentários: