03 agosto 2017

o autor principal

O momento da verdade é o início de uma fase da vida que pode durar para o resto da vida. Ele não inspira apenas o encontro com a verdade em assuntos onde antes apenas existiam meras opiniões. É também um momento de descoberta. De descoberta da verdade acerca de assuntos sobre os quais nunca antes se tinha pensado sequer.

O que é importante na vida?

E dentre tudo aquilo que é importante na vida, o que é mais importante na vida?

O momento da verdade é também um momento de discernimento e hierarquização.

Ora, aos cinquenta e tal anos, eu já tinha feito muitas coisas na vida, escrito livros, criado uma família, sido académico e empresário, também contribuinte, dado aulas, feito conferências, viajado por muitos países do mundo, praticado desporto, roubado nêsperas, só me faltava plantar uma árvore.

E, de tudo isso, e de todas essas obras que eu fiz na vida, qual é que tinha sido a mais importante?

Acabei por chegar à resposta, desta vez sem necessidade de recorrer aos livros.

-A família, a minha família.

Ora, acontece que uma família não se faz sozinho. Exige um homem e uma mulher, uma verdadeira família requer um homem e uma mulher.

E, no meu caso, quem tinha sido mais importante, o homem ou a mulher?

-A mulher.

Não havia dúvida, bastava olhar para os últimos trinta anos [agora, quarenta] da  minha própria vida e comparar o trabalho dela com o meu na realização dessa obra.

A conclusão, que era a verdade, trazia consigo uma lição de humildade.

Nem na obra mais importante que fiz na minha vida, eu consegui ser o autor principal.

Sem comentários: