06 julho 2016

As malucas e o Monstro

Blogger Luís Lavoura disse...
Nas frases finais deste post, o Pedro Arroja elogia a democracia e critica a monarquia absoluta. É curioso, porque na generalidade dos posts o Pedro Arroja costuma fazer precisamente o contrário: elogiar a monarquia (talvez não propriamente absoluta) e criticar a democracia.
10:06 da manhã


Anónimo José Lopes da Silva disse...
Ó Luís, o PA faz comentários por aqui há cerca de 10 anos; esteve no Canadá, etc., logo será fácil de compreender a lógica desse comentário.
Há muitos momentos em que podemos estar em desacordo com ele, mas este não é um deles.
2:15 da tarde





A democracia não é um regime universal. Funciona bem em certas culturas (v.g., anglo-saxónica), dificilmente noutras (v.g., a nossa) e não funciona de todo ainda noutras (v.g., esta).

No Canadá eu era, e continuo a ser ainda hoje,  um grande adepto da democracia. Aprendi o que era a democracia quando fui para lá viver (em 1978, Portugal vivia no PREC) e fiquei entusiasmado. Ainda agora, a Inglaterra, da qual o Canadá continua ainda hoje a ser um Dominion, deu um magnífico exemplo de cultura democrática.

Em Portugal, depois de regressar (1986, data da adesão de Portugal à UE) alimentei a esperança durante anos. Até me render à realidade. Os portugueses não têm cultura democrática - desde 1820 e até 1928 que tentaram, sem êxito; e na actual tentativa, arruinaram de novo o país.

Não que nos faltem grandiosas declarações de apego à democracia. Mas, depois, os actos, sobretudo por parte daqueles que fazem as grandiosas declarações, não correspondem ao espírito ou cultura democrática. A diferença está nos detalhes e é uma miríade de detalhes que postos em conjunto produzem este resultado. A cultura dos portugueses é uma cultura monárquica, de soberanos e súbditos. (Exemplo em baixo).

Não que isto me leve a desgostar de Portugal e dos portugueses. É um excelente país e os portugueses, regra geral,  são excelentes pessoas.  Mas para a democracia não dão, tal como não dão para o cricket, embora dêem para o futebol.

Por exemplo, as  malucas que se pronunciam aqui, se estivessem num país com tradição democrática, no dia seguinte eram forçadas a demitir-se por força da opinião pública e dos seus pares.

Estão a cometer um crime - o de violação do segredo de justiça, que dá até dois anos de prisão. E de forma agravada. Uma é magistrada do MP, é uma agente da Justiça, tem a obrigação de conhecer a lei melhor do que qualquer cidadão e de dar o exemplo do seu cumprimento. A outra é membro do órgão legislativo do país, competindo-lhe dar o exemplo no cumprimentos das leis que esse orgão aprova para todos.

O próprio jornalista faz prova de falta de cultura democrática - não se lança para a opinião pública o estigma de criminoso sobre um cidadão sem que o crime se dê por provado (tanto mais que, na altura, a procuradora, embora já tivesse o "criminoso",  ainda andava à procura do "crime"  ... e eu não estou nada certo que o tenha encontrado.  Mais, não compete à procuradora declarar se há crime ou não, essa é uma competência do juiz, se o caso for a julgamento).

Numa democracia isto não se faz nem a um Monstro. É crime -  e o crime de violação do segredo de justiça é, para já, o único crime  consumado neste processo, ainda por cima perpetrado por membros de órgãos de soberania.

Mas estas malucas violam a lei com uma tal naturalidade, que só mesmo a cultura (que se exprime naquilo que nós dizemos e fazemos sem nos apercebermos porquê) pode explicar o seu comportamento: elas vêem-se como uma espécie de soberanas e, na verdade,  numa monarquia absoluta, a lei não é feita para os soberanos - é feita para os súbditos.


PS. Escusado será dizer que eu escrevo isto na esperança de que elas venham aqui ler ou que alguém lhes faça chegar.

15 comentários:

Anónimo disse...

https://www.dinheirovivo.pt/economia/problema-informatico-atrasou-reembolsos-do-irs/ - a propósito, repete-se o exemplo que gosta de dar

Anónimo disse...

Porque é que não faz uma queixa de violação do segredo de justiça ?

zazie disse...

AHAHAHAH

Este era para ser escrito à Rui Silva: "as malukas"

":O)))))))))

zazie disse...

Se quer que as malukas leiam, bote no facebook.
Malukada daquela não vai teoricamente mais longe que isso.

Ou então, na Ilga

":OP

Zephyrus disse...

Eu ainda sou do tempo em que a abertura de telenovelas tinha mulheres a mostrar as mamas. A Tieta e a Pedra Sobre Pedra. Aquilo dava à hora do jantar e não havia problemas com isso. Era então criança e não me fez mal nenhum (e diz-se mamas e não seios, os seios são cavidades dos ossos da face).

Agora não se pode mostrar uma mulher meia nua na TV, as feministas reclamam. Não se pode mandar um piropo e brincar com uma mulher. É crime. Parece um puritanismo versão II, ou neo-puritanismo.

Zephyrus disse...

O Jorge de Sena dizia e bem. O nosso povo nunca teve puritanismo. E agora querem tornar-nos puritanos à força pela via legislativa. E fazem uma coisa que a Igreja nunca fez, que foi legislar a vida social. E não me venham com a Inquisição. Foi essencialmente anti-semita e no fundo era um mecanismo de extorsão da propriedade privada para abafar a burguesia. Um pouco como o Fisco actual que persegue PMEs para pagar os buracos de PPPs e da Banca (naquela altura havia os buracos da má gestão do Império).

Zephyrus disse...

https://www.youtube.com/watch?v=ocf8SV9vS4A

Isto é um tesouro. O povo. O Gil Vicente foi extraordinário ao representar os arquétipos do povo português, com as suas virtudes e os seus vícios. Esta senhora vale ouro. Mas no futuro um português poderá ser genuíno? Por este caminho não. É tudo difamação, calúnia, descriminação, assédio, homofobia, transfobia...

Euro2cent disse...

> É tudo difamação, calúnia, descriminação, assédio, homofobia, transfobia...

Democracia.

A liberdade de pensar o que pode ser anunciado na TV.

zazie disse...

Não é democracia é é burro insistir-se nessa falácia.

Bastava perguntar se, com a mesma mentalidade no poder, se não houvesse alternância e até a justiça dependesse deles, estávamos todos menos controlados.

Isto é outra coisa que até está para além da esquerda e direita. São lobbies. E lobbies extremamente poderosos, com ONGs legalizadas que recebem dinheiro das principais organizações mundiais- UE- ONU.

Não há jornalistas que se dêem ao trabalho de investigar e espetar com as contas, nomes, ligações internacionais de toda esta merda.


Por cá até ainda está apenas no começo. Quanto mais "moderno" é o país, mais esta trampa tem poder.

E eu nem acredito em teorias de conspiração. Acredito que haja financiamentos de várias partes que até podem ser ideologicamente antagónicas.

O que move estas ONGs é algo muito difícil de desmontar.

É pior que a "superioridade moral de esquerda"- é algo como a "caridade" e o voluntariado pelos mais fracos e minoritários.

Muitos de vós hão-de ter jovens na família que vão atrás destas ideias na adolescência.
Parece bem.

O pior é depois de estarem dentro e pior ainda quando os próprios sofrem de aleijões em que se vêem retratados na causa da ONG.

zazie disse...

Eu insisto- isto tudo começa na escola.

Muito antes de chegar aos jornais, já vem da escola- na formatação mental para a cidadania.

Depois passa para a faculdade e aí torna-se meio de tirar mestrados e doutoramentos.

A seguir é preciso sustentar uma meia dúzia de académicos nesta merda e inventam as ONGs com os tolinhos à borla a alimentarem a causa.

zazie disse...

Conheço casos disso.

ONGs formadas nas Universidades em causas "ambientais" e de homossexualidade e afins pansexuais.

Já há ligação entre esta imbecilidade e academia. E sei de quem foi apanhado na teia e não se salta fora.

A dada altura vão ficando mais velhas, perdem oportunidade de fazer outros estudos- ou nem dão sequer para mais e a ONG é a única forma de "realização", sustento e apoio em rede internacional.

zazie disse...

Lembro-me até da primeira pessoa que conheci que se meteu nisto.

Foi minha colega de mestrado. Era fufa e alentejana. Ia para a Suiça para uma coisa destas. E lembro-me dos programas de rádio a divulgarem todas estas redes e até o turismo gay.

Foi há umas décadas. Cresceu, foi tomando conta de tudo e, principalmente da lei.

O principal antro é o dito Tribunal dos Direitos do Homem que dá para tudo.

zazie disse...

Por cá é a APMJ da Teresa Féria (que não é burra) mas que agrega burras que não dão para mais e vivem daquilo.

Josephvs disse...

O Josephvss (Retornado) 1976 Montreal

A democracia fonciona pa caralho :P

http://voxcantor.blogspot.ca/2016/07/justin-trudeau-disgraces-office-of.html

lusitânea disse...

Isto é tudo um putedo