29 junho 2014

o génio é uma forma de insanidade

" There never was a liberal idea," wrote Flaubert," which has not been unpopular; never an act of justice which has not caused scandal; never a great man who has not been pelted with potatoes or struck by knives. The history of human intellect is the history of human stupidity, as M. de Voltaire said."

In this persecution, men of genius have no fiercer or more terrible enemies than the men of academies, who possess the weapons of talent, the stimulus of vanity, and the prestige by preference accorded to them by the vulgar, and by governments which, in large part, consist of the vulgar. There are, indeed, countries in which the ordinary level of intelligence sinks so low that the inhabitants come to hate not only genius, but even talent.

Cesare Lombroso

Comentário: "O Homem de Génio", uma obra do meu colega Lombroso, publicada em 1891 e que ainda é uma delícia de ler. Reparem como o autor identifica os académicos como os principais inimigos do génio e os governantes com os "vulgares".

28 junho 2014

o socialismo favorece a plutocracia

When our current President was elected, many progressives saw the dawning of a new epoch, a more egalitarian and more just Age of Obama. Instead we have witnessed the emergence of the Age of Oligarchy.
The outlines of this new epoch are clear in numerous ways. There is the diminished role for small business, greater concentration of financial assets, and a troubling decline in home ownership. On a cultural level, there is a general malaise about the prospect for upward mobility for future generations.
Not everyone is suffering in this new age. For the entitled few, these have been the best of times. With ever more concentration of key industries, ever greater advantage of capital over labor, and soaring real estate values in swanky places such as Manhattan or San Francisco which , as one journalist put it, constitute “vast gated communities where the one percent reproduces itself." The top hundred firms on the Fortune 500 list has revenues, in adjusted dollars, eight times those during the supposed big-business heyday of the 1960s.
Comentário: As políticas de esquerda têm normalmente este efeito, aumentam a desigualdade social. O contrário do que prometem.

27 junho 2014

o conhecimento e a paz

A vós é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos que estão fora, tudo se lhes propõe em parábolas - Jesus

Pois àquele que tem dar-se-lhe-á  e ao que não tem ser-lhe-á tirado mesmo aquilo que tem - Jesus (Jesus está a falar do conhecimento, e a dizer que aqueles que desenvolvem competências de aprendizagem aprendem cada vez mais, e que, aqueles que não as têm terão de ser privados dos seus falsos conhecimentos, a fim de poderem recomeçar - Paul Johnson).

O Papa Francisco defendeu o acesso da investigação e formação científica a “todas as pessoas”, considerando o conhecimento científico um instrumento "adequado" e "eficaz" para a promoção da paz.

Comentário: O conhecimento não é um instrumento adequado e eficaz para a promoção da paz, na minha humilde opinião. Para promover a paz o que é necessário é observar a Regra de Ouro e seguir os ensinamentos de Jesus: ‹‹dilui os conflitos, concilia-te com o teu irmão››.

25 junho 2014

o mérito individual pertence ao colectivo






À superfície, o genial golo de Maradona pode ser interpretado como o resultado de um dom, de uma intuição primária que nesse dia se manifestou superiormente, uma arte mágica, habilidosa como “a Mão de Deus”, realizada por um indivíduo cuja imagem e a vida pareciam negar qualquer sofisticação. E no entanto, mais do que um malabarismo espectacular, o seu gesto revelava o modo como o futebol se constituía como uma construção colectiva depurada por uma experiência sedimentada no tempo e interpretada por corpos dotados de uma evidente inteligência prática.


Há uma tendência moderna para atribuir o sucesso individual ao colectivo, em vez de reconhecer o génio, o esforço e o sacrifício do agente do sucesso. O presidente Obama, por exemplo, expressou esta perspectiva quando afirmou que os empresários nada mais fazem do que “cavalgar” os recursos que a sociedade lhes disponibiliza: ‹‹If you've got a business—youdidn't build that. Somebody else made that happen››.
O passo seguinte é taxar o sucesso individual e redistribuir a riqueza gerada por esse sucesso pelos “mais desfavorecidos”. A lógica subjacente é que todas as mais-valias são moralmente do colectivo porque o sucesso dos ricos é fruto do contributo de todos.
Nesta óptica, um jogador como o Maradona não deve receber mais do que qualquer um dos seus colegas porque ‹‹mais do que um malabarismo espectacular, o seu gesto revelava o modo como o futebol se constituía como uma construção colectiva››.
Pois em verdade vos digo que esta tendência para sobrepor o colectivo ao mérito individual só pode ter um desfecho: acabar com os Maradonas deste mundo. É isso que querem?

24 junho 2014

para as meninas tímidas

Telegraph

precisão matemática


Comentário: Reparem na precisão matemática da notícia. Isaltino sai dentro de 30 minutos, a tempo do telejornal das 8, claro.

S. João no Porto

















Ó meu rico S. João
Deixa-me ir pró poleiro
Não me digas que não
És um Santo porreiro

O Seguro é um traste
E não sabe o que quer
Eu faço o contraste
Não sou um qualquer

Sou o Costa do Castelo
Acredito na riqueza
O PS com o martelo
Acaba com a pobreza

23 junho 2014

oportunista

O meu camarada António Costa não é um oportunista

Manuel Alegre

como diminuir o FI

Escrever claro é não ultrapassar passar um FI de 9. Os tablóides fazem a proeza de atingir os cinco, mas como?

Usando frases curtas e eliminando sem palavras com mais de três sílabas. Eu fico penalizado mal pela frequência com que critico por criticar os socialistas ladrões que roubam o País e que são responsáveis causam miséria desemprego sofrimento o atraso do povo.

Isto é: se cortar o socialismo, a miséria e o desemprego, fica tudo mais claro. Já agora, acabem também com o neoliberal (+ de três sílabas) e fiquem só com liberal.

Fog index - FI

Como avaliar a clareza de um texto:

Tomar uma amostra de texto com cerca de 100 palavras
Contar o número de palavras (sem os nomes próprios)
Contar o número de parágrafos
Calcular X - O número de palavras por parágrafo
Calcular Y - O número de palavras com mais de três sílabas (sem contar plurais ou tempos verbais)

O chamado FOG INDEX = (X + Y) x 0,4

Uma escrita clara tem um FI entre 9 e 12.

PS: A minha escrita tem um FI de cerca de 20, vou ter de melhorar senão fico incompreendido triste :-(

como escrever bem


Oito regras simples de escrita (do livro NLP Workbook de Joseph O’Connor)
1.     Saber qual é a finalidade do texto, que mensagem é que o autor pretende transmitir aos leitores
2.     Cuidar do básico – ortografia e pontuação
3.     Optar por substantivos e verbos em vez de adjetivos e advérbios
4.     Ilustrar princípios abstratos com metáforas concretas, dirigidas aos sentidos. Todas as metáforas devem ser claras e relevantes
5.     Harmonizar substantivos e verbos
6.     Examinar bem os verbos:
i.       Os mais fortes são de ação
ii.     Seguem-se os de diálogo
iii.    Depois os de pensar e sentir
7.     Cuidar do estilo. Parágrafos longos são difíceis de entender. Partir de ideias gerais para ideias concretas.

perplexidades

País com melhor jogador do mundo sai do mundial de rabo entre as pernas

País falido tem um dos melhores mestrados em finanças do mundo

Comentário: Vou articular uns posts sobre este assunto. Os portugueses destacam-se a nível individual mas não conseguem trabalhar em grupo. É por isso que o colectivismo é tão pernicioso para Portugal.

The scandal of fiddled global warming data

Goddard shows how, in recent years, NOAA’s US Historical Climatology Network (USHCN) has been “adjusting” its record by replacing real temperatures with data “fabricated” by computer models. The effect of this has been to downgrade earlier temperatures and to exaggerate those from recent decades, to give the impression that the Earth has been warming up much more than is justified by the actual data. In several posts headed “Data tampering at USHCN/GISS”, Goddard compares the currently published temperature graphs with those based only on temperatures measured at the time. These show that the US has actually been cooling since the Thirties, the hottest decade on record; whereas the latest graph, nearly half of it based on “fabricated” data, shows it to have been warming at a rate equivalent to more than 3 degrees centigrade per century.

Telegraph

Blogue Real Science

21 junho 2014

saudades do José Vilhena


mutilação genital feminina

Na Suécia as escolas examinam periodicamente os genitais dos alunos, mesmo sem autorização dos pais. E foi assim que detectaram que numa turma de 30 alunas todas tinham sofrido mutilação genital.

Parece-me urgente adoptar legislação semelhante em Portugal. Seria possível detectar precocemente alguns casos de abuso sexual, poderíamos fazer um levantamento do número de casos de mutilação genital, e os professores sempre se mantinham entretidos.

equívocos científicos

A autora, a jornalista de investigação Nina Teicholz, não tem pejo em classificar a campanha contra as gorduras saturadas como uma das maiores experiências não controladas feitas na população americana nas últimas décadas. E junta à história, que tem como marco o primeiro ataque cardíaco de Eisenhower em 1955, algumas estatísticas persuasoras: quando em 1961 a Associação Americana de Cardiologia emitiu as primeiras recomendações no sentido de uma dieta baixa em gordura e colesterol, um em cada sete adultos americanos tinha excesso de peso. Quarenta anos depois, a obesidade afecta um terço da população e a taxa de diabetes passou de 1% da população para 11%, números próximos dos que se verificam na maioria dos países industrializados. Portugal inclusive.

A ideia de que as gorduras saturadas podem não ser o demónio na alimentação tem sido objecto de alguns estudos nos últimos anos, mas foi em Março que saiu o trabalho que serve de base à edição da "Time". A equipa de investigadores, liderada pela Universidade de Cambridge, considera que são precisos ensaios clínicos para validar os resultados mas o curto sumário na revista "Annals of Internal Medicine", uma das mais prestigiadas, conclui que "os dados actuais não suportam de forma clara as orientações cardiovasculares que apoiam um elevado consumo de ácidos gordos polinsaturados (ómegas) e um baixo consumo de gorduras saturadas". Os investigadores analisaram 72 estudos de 18 países, com uma amostra de 600 mil pessoas, e concluem não haver reduções significativas no risco de doença de quem segue dietas pobres em gorduras saturadas ou consome mais peixe gordo e derivados.

A nova tese, que os cientistas de Cambridge não assinam, é que o paradigma que durante décadas levou muitas pessoas a torcer o nariz (por um bem maior) à gordura da manteiga, ao queijo ou aos ovos pode ter tido como revés a criação um inimigo mais real da saúde: maior consumo de hidratos de carbono, por vezes escondidos nos produtos magros ou de baixo teor calórico para lhes dar textura, e estes, segundo algumas investigações, parecem favorecer a acumulação de gordura e intensificam a fome. Por outro lado, as gorduras saturadas contêm colesterol bom e mau, pelo que um "limpa o outro", resume o artigo da "Time".


Comentário: A ciência engana-se, com demasiada frequência, e as consequências podem ser devastadoras. Neste caso a actual epidemia de obesidade e diabetes pode ser consequência directa de recomendações "científicas" erradas.
Um aviso para os crentes na ciência, com destaque para os "aquecimentistas".

erro ou picardia?


20 junho 2014

Espanha baixa impostos



La reforma fiscal para crear empleo rebajará una media del 12 % el IRPF

Comentário: Reforma fiscal em Espanha cria uma situação insustentável para o actual governo e condiciona fortemente o próximo.

19 junho 2014

18 junho 2014

only in the USA

Os peles-vermelhas não vão poder continuar a usar a marca "Peles-vermelhas" para não ofender os verdadeiros peles-vermelhas

o estado a que isto chegou

O que é que ele fez pelo país? Zero

O que é que ele diz? Nada

Quais são as ideias dele? Nenhumas

impedido

Porquê?

luta de titãs

Gabriel Mithá Ribeiro defronta Boaventura Sousa Santos.

está tudo explicado

... a violência (é) acima de tudo fruto dos incontornáveis instintos primários da espécie humana, sempre à espreita de uma qualquer oportunidade para se manifestar.

Manuel Palito Gabriel Mithá Ribeiro

outcome thinking

Pensamento focado nos resultados - É decidir o que pretendemos para cada situação

Pensamento orientado para resultados - É pensar de forma consistente nos resultados pretendidos e ter orientações de longo prazo e propósitos claros. É assumir o controle das nossas vidas.

O pensamento orientado para resultados é essencial no plano pessoal e sobretudo nos negócios.

PS: E eu acrescento, é essencial também na política.

problem thinking II

NLP Workbook - Joseph O'Connor:

A nossa sociedade está aprisionada no pensamento focado nos problemas. Reparamos no que está mal e o passo seguinte é procurar culpados, como se os erros só ocorressem porque as pessoas os provocam deliberadamente. Isto é especialmente verdade na política. Muitas pessoas perdem-se no labirinto dos problemas, procurando as suas origens, custos e consequências, e perguntando coisas como:

- O que é que está errado?
- Há quanto tempo?
- Quando começou?
- De quem é a culpa?
- Porque é que ainda não os resolveram?

Estas perguntas focam-se no passado ou no presente. É garantido que nos vão fazer sentir pior porque nos mergulham nos problemas.

Os problemas são difíceis porque o simples acto de pensar neles provoca desconforto e deixa-nos com menos recursos mentais. O pensamento torna-se menos claro e é mais difícil encontrar soluções.

O pensamento focado nos problemas torna-os mais difíceis de resolver

PS: Tradução minha

problem thinking

Um artigo interessante do Pedro Braz Teixeira sobre as razões do "não crescimento" da economia portuguesa. Nem uma palavra sobre as medidas que temos de adoptar para inverter a situação.

A perspectiva do autor é o que se chama "problem thinking", do que necessitamos é de "outcome thinking".

17 junho 2014

se

Se o espírito de Ludwig Von Mises nos sobrevoasse por uns segundos julgo que se voltaria depressa para o Criador com uma súplica:
- Senhor, tira-me daqui que os portugueses são ‹‹uma cambada de socialistas››

uma cambada de socialistas


Jesús Huerta de Soto chama “socialismo de direita” ou “socialismo conservador” à ideologia dos partidos socialistas que procuram manter o “status quo” e os privilégios de determinadas pessoas ou grupos sociais.
Em Portugal todos os partidos socialistas e sociais-democratas, neste sentido, são de direita. São avessos ao progresso e protegem os seu apaniguados contra o interesse geral. Os desempregados, por exemplo, são as vítimas visíveis deste socialismo de direita.
O BE até às eleições europeias podia considerar-se um partido socialista alternativo. Ultimamente, porém, tem dado sinais de abandonar essa via e de aderir ao socialismo de direita puro e duro. É uma pena, porque a crítica alternativa é útil e anima o debate político.
Os verdadeiros conservadores, por seu turno, são "socialistas de necessidade" porque são avessos a mudanças bruscas. Defendem o SNS, a educação gratuita até ao doutoramento e as políticas sociais típicas do Estado Providência. Não pretendem rupturas nem revoluções como seria de esperar de um bom conservador. Preferem mitigar o socialismo com medidas virtuais, como, por exemplo, transformar os hospitais do Estado em EP’s.
Neste contexto, o socialismo, em Portugal, impera soberano e desenfreado, para desgraça de todos nós, sem qualquer oposição.

16 junho 2014

15 junho 2014

14 junho 2014

VW Carocha II

Aqui vou eu a testar o meu novo VW carocha na auto-estrada.
O carrinho porta-se impecavelmente. Não passa dos 80 Km/ hora mas até foi por isso que o comprei. Andava a carregar um bocado no prego e achei que me ia fazer bem relaxar.
A esta velocidade sempre ando mais seguro e posso aproveitar para ler uns emails, mandar mnsgs às piquenas e passar os olhos pelo jornal.

VW carocha

O meu último brinquedo: um VW carocha dos anos 60 que adquiri por uma bagatela.

são vulcões



A new study by researchers at the University of Texas, Austin found that the West Antarctic Ice Sheet is collapsing due to geothermal heat, not man-made global warming.
Researchers from the UTA’s Institute for Geophysics found that the Thwaites Glacier in western Antarctica is being eroded by the ocean as well as geothermal heat from magma and subaerial volcanoes. Thwaites is considered a key glacier for understanding future sea level rise.

13 junho 2014

peripécias do melhor sistema de saúde do mundo

No Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que integra os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, a consulta de hematologia foi “desmantelada” e os novos pedidos de atendimentos para doentes, alguns com cancro, estiveram “retidos durante quase um ano”. Apesar de a direcção do serviço ter alertado a administração do hospital, esta “deixou acumular a lista de espera durante um ano” e só depois de a situação ter sido denunciada publicamente é que os doentes foram encaminhados para consultas de hematologia no Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra e no IPO (Instituto Português de Oncologia) daquela cidade.

Público

Comentário: Se esta notícia for verdadeira, estamos perante um caso de polícia que deve ser entregue na Procuradoria Geral da República. Os doentes que estiveram nessa lista de espera fatídica têm de ser informados do ocorrido e os seus casos devidamente avaliados para se apreciar o impacto do que aconteceu.

12 junho 2014

o Bem e o Mal

There is nothing either good or bad but thinking makes it so

William Shakespeare

O Bem e o Mal são um produto da mente humana

mil Espaços do Cidadão

Portugal Porta-a-Porta

Condomínios do Estado

Lojas do Cidadão

Carrinhas do Cidadão

Comentário: Esta m#$%a não é a Finlândia, é a Disneylândia

11 junho 2014

até as actividades ilegais são fracas

Droga, prostituição e contrabando vão ter impacto positivo de 0,4% no PIB

Comentário: Medidas idênticas no RU aumentaram o PIB em 0,7%. Em Itália, um país mais corrupto, estima-se que vá aumentar o PIB em cerca de 2%. Por que é que nos quedamos pelos 0,4%? As prostitutas, traficantes e candongueiros portugueses, serão incompetentes?

se eu fosse violento...

Apesar de tudo, a inimputabilidade intelectual deve ser tolerada na mesma medida em que a liberdade da razão crítica não deve viver na sombra. É para isso que serve(m) o(s) Observador(es).

Gabriel Mithá Ribeiro

Comentário: Se eu fosse violento, ficava a matutar nesta frase, a matutar, o que quereria dizer, e pelo sim e pelo não chegava a casa e pregava logo umas chapadas na minha mulher. E se fosse africano, a segunda, a terceira e a quarta, também levavam.

2 notícias 2 - sem qualquer relação aparente

Médicos só declaram 8 dos 28 milhões doados por laboratórios

Sindicatos dos médicos convocam greve para 8 e 9 de julho

um socratista de sucesso

Em paralelo com a actividade de docente, Manuel Pinho exerce actualmente as funções de vice-presidente da holding BES África, auferindo mensalmente cerca de 50 mil euros.

A sociedade, criada em 2009 com um capital social de 50 mil euros, concentra as participações do grupo no BESA (BES Angola) no Banco Marocaine (BMCE), no Aman Bank da Líbia e no BES Cabo-Verde.

Comentário: Deve haver aqui uma gralha, o ordenado mensal de MP não pode ser igual ao capital social da holding BES África. Digo eu.

10 junho 2014

Programação Neurolinguística - PNL

adaptado da Wiki

A programação neurolinguística surgiu na Universidade da Califórnia (EUA) no final dos anos 60, com John Grinder e Richard Bandler. O foco original da PNL foi o estudo dos padrões fundamentais da linguagem e técnicas de três psicoterapeutas: Milton Erickson, Fritz Perls e Virginia Satir.

Milton Erickson

Milton Erickson foi um médico, psiquiatra e psicoterapeuta, eminente. Fundador da técnica de psicoterapia que tem o seu nome.

Copa do Mundo de Filosofia

08 junho 2014

preferem a monarquia



Sondagem do El País

língua portuguesa

É preciso uma política mais agressiva e abandonar o complexo de inferioridade quanto à língua portuguesa.

Comentário: Agora há um ‹‹complexo de inferioridade quanto à língua portuguesa››? Os jornais publicam qualquer palermice.

07 junho 2014

o aborto do modelo europeu


O TC não funciona porque Portugal não é um País soberano, é um Estado “federado” – por assim dizer.
Uma vez que o direito Europeu se sobrepõe ao direito nacional, um tribunal de última instância terá necessariamente de ter uma jurisdição europeia. Caso contrário caímos numa situação pantanosa. O limite da dívida e do défice são imposições europeias. As medidas necessárias para os cumprir extravasam, portanto, as competências locais.
Se tivéssemos moeda própria, as decisões do TC poderiam ser facilmente acomodadas pela Casa da Moeda. Como não temos, o TC surge quixotescamente a esgrimir contra moinhos de vento.
O Banco de Portugal, por exemplo, não faz a triste figura do TC porque se coordena com o BCE. O mesmo, ou algo de similar, deveria acontecer com o TC.
A culpa da ingovernabilidade do País, neste momento concreto, não cabe ao TC, nem ao governo. É o aborto do modelo europeu!

um amigo

Pedro Braz Teixeira sugere que os futuros juízes do TC sejam submetidos a uma espécie de "exame parlamentar", à moda dos EUA.

Não funciona, caro PBT. Nos EUA tem-se verificado uma certa imprevisibilidade dos juízes do Supremo, mesmo depois de esmiuçar os respectivos CV's.

O método tuga, muito mais eficaz, é nomear um amigo leal.

06 junho 2014

por que não sou conservador


O que é um conservador? Deixem-me testar a mão com um resposta provocatória e divertida:
-       É um libertário que se vendeu ao lobby dos interesses instalados.
:-)
Reparem, os conservadores, tal como os libertários, reconhecem que há ‹‹uma moralidade mínima que proíbe o homicídio, a agressão, o roubo e a mentira›› – Acton, citado por JPC – mas consideram que ‹‹os valores secundários›› são igualmente importantes para a comunidade.
Infelizmente, a consagração desses tais ‹‹valores secundários›› apenas contribui para destruir os chamados valores primários. Pensemos apenas como o “direito à educação” e o “direito à saúde”, por exemplo, destroem o direito à propriedade, à liberdade e, em última instância, o direito à vida.
As sociedades dos ‹‹valores secundários›› são as sociedades dos interesses instalados e a rendição a esses interesses nunca é benévola. Há os que ficam a ganhar e os que ficam a perder, mesmo que os conservadores invoquem a necessidade de manter a tradição, com o mesmo afinco com que um mafioso pretenda manter a sua atividade sob a capa de “business as usual”. Falta a base moral e diria também racional.
Li com interesse o livro Conservadorismo, do João Pereira Coutinho. Aliás, já o passei à minha mulher que o vai apreciar ainda mais do que eu, pelo estilo colorido e até vincadamente feminino do texto, repleto de introduções laudatórias, adjetivos e definições que eu sei que lhe vão agradar. Por exemplo:
‹‹... o conservadorismo encontra refúgio identitário em “forças interiores”, “temperamentos”, “fés”, espíritos”, instintos”, “inclinações” – e, claro, “disposições”››.
Todas as mulheres vão adorar isto, até porque quase todas são conservadoras. Excepto quando pretendem mudar de namorado, ou de marido, altura em que por razões “reativas e posicionais” podem ser o que o novo parceiro quiser, até consolidarem a nova relação e regressarem ao seu “conservadorismo genético”.
Por fim, gostaria de destacar a minha discordância com o autor sobre a “imperfeição intelectual” do Homo Sapiens. Se o conservadorismo assenta nisto, tem pés de barro.
Imperfeito como? E em relação a quê?
Cada ser humano tem todo os recursos necessários para se realizar. Afirmar que o seu intelecto é imperfeito é o mesmo que afirmar que o seu fígado é imperfeito, porque não tolera um litro de cachaça por dia sem penalizar o portador com uma cirrose.
O nosso intelecto é perfeito para os fins para que foi concebido pelo Criador, mas é obviamente mau a desenhar utopias, a regra e esquadro, e ainda pior quando as pretende impor aos nossos semelhantes. Tal utilização não constitui uma imperfeição mas uma perversão – sejamos claros.
Se os conservadores se preocupassem mais com aquilo a que chamam “moralidade mínima” e apenas revelassem prudência na forma de a garantir no futuro, talvez soubessem valorizar mais a razão e o intelecto, sem se submeterem tanto à “ditadura dos mortos” e aos “interesses instalados”.