31 maio 2014

estão a mentir

As mulheres podem ser cruéis e, quando lhes perguntaram se os homens deviam ir todos os dias ao cabeleireiro e embelezar-se, disseram "Sim" por piada. Os machos Beta para as mulheres são como os ratos para os gatos, elas rebolam-nos para a frente e para trás por brincadeira antes de os comerem inteiros só por que é assim. Ignorem completamente a treta delas de que querem um bebé chorão para namorado. Estão a mentir.

Dez lições para os filhos de mães solteiras

o economista insurgente

Já pode comprar aqui

brutal winter

"Brutal winter" - certamente provocado pelo aquecimento global - retira 50 MM US$ à economia dos EUA.

29 maio 2014

Suicídio colectivo


Uma cultura no corredor da morte. Mas feliz.

2 notícias 2

Jorge Coelho regressa à vida política activa

Jorge Coelho nunca regressou à vida política activa

PS: um partido esquizofrénico

Moção de censura do PCP é um frete ao governo

PS vai votar favoravelmente moção de censura ao Governo - mas com uma declaração de voto a criticar a moção de censura

PSOE: um partido esquizofrénico

Depois de pactuar com o bolivarianismo, o PSOE vem agora afirmar que "esta utopia leva à miséria e à catástrofe".
É a esquizofrenia total.

o socialismo a sério leva à miséria

 
Felipe González alertou contra as “alternativas bolivarianas promovidas por algumas utopias regressivas” que conduzem “sempre ao mesmo”, de modo que “reparte-se com igualdade, mas só a miséria, excepto a nomenclatura, que nunca fica com a miséria”.
Neste sentido, demonstrou o seu receio de que essas propostas sejam populares e foi incisivo: “Uma alternativa bolivariana para a Espanha e para a Europa seria uma catástrofe sem paliativos”. “Oxalá não aconteça, mas se acontecer, pelo menos fica o consolo de vos ter avisado a tempo”.


Gestor, forma-te a ti mesmo


Há cerca de duas semanas recebi um email da Microsoft a alertar-me para a impossibilidade de renovarem a minha subscrição do Office porque o meu cartão de crédito tinha expirado.
Muito bem, segui o link do email e lá consegui adicionar um cartão actualizado. Continuei porém a receber emails da Microsoft a alertarem-me para a impossibilidade de cobrarem a subscrição. Apesar de eu ir à minha conta e verificar que estava tudo em ordem.
Diga-se, em abono da verdade, que todos os emails foram cordiais e até simpáticos, ao contrário do que se costuma passar entre nós, demonstrando um mínimo de atenção ao cliente.
Há dois dias, a minha filha alertou-me para que não conseguia usar o Word num dos computadores de casa. Fui ver o que se passava e, de dentro do Word, consegui pagar a renovação da licença. Processo que tive depois de repetir em todos os outro computadores.
Para uma empresa como a Microsoft, todo este processo é um bocado retorcido. Eu colocaria um link no primeiro email para uma página onde o problema pudesse ser resolvido de vez. E não esperava pela data da renovação, alertava o cliente na data que o cartão anterior estivesse para expirar.
-       Gestor, forma-te a ti mesmo.*
A principal responsabilidade de um gestor é garantir o “cash flow” e este depende de um bom sistema de cobrança; sistema que a Microsoft podia melhorar.

* Médico, cura-te a ti mesmo (presumo que muitos gestores não conhecem este provérbio)

como é que isto ocorreu?


O pior foi, sem dúvida, o zero ou quase zero da “reforma estrutural do Estado”. Aí o Governo delapidou uma oportunidade única, de meados de 2011 a 2013. Como foi possível? Esta é uma dúvida sem resposta que ensombra o nosso futuro e não me deixa tranquilo… Como é que isto ocorreu? Falta de visão e estatura, mau aconselhamento, inexperiência? Medos e astúcias? O chamado “guião” da reforma é um acto de anti-astúcia, um acto de pura dissimulação política, um acto de tardio encobrimento de um falhanço.


Comentário: Já me coloquei esta pergunta muitas vezes.

28 maio 2014

o que pensava Jesus sobre os que procuram "os primeiros lugares"

Lucas 14, 7-11

Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes esta parábola:
Quando por alguém fores convidado e vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o último lugar.
10 Mas, quando fores convidado, vai e reclina-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante de todos os que estiverem contigo ã mesa.
11 Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Comentário: A propósito dos que se põem em bicos de pés para ocupar os primeiros lugares, que dividem em vez de conciliar e que traem os correligionários e amigos.

Cristo não passou por aqui

Continuo a reler a biografia de Jesus, do Paul Johnson. Como referi neste post, o autor dedica um capítulo a uma síntese dos princípios que Jesus nos transmitiu e a que chamou “Os Novos Dez Mandamentos de Jesus”:

  1. Desenvolver uma personalidade autêntica
  2. Aceitar a universalidade da espécie humana
  3. Igualdade aos olhos de Deus
  4. Amar o próximo
  5. Ser misericordioso
  6. Ter sentido de equilíbrio
  7. Ter um espírito aberto
  8. Buscar a Verdade
  9. Exercer o poder com respeito pelos fracos
  10. Ser corajoso

Como é que a cultura portuguesa incorporou estes ensinamentos?

Não muito bem. Os portugueses apreciam a sinceridade, mas ao ponto de serem malcriados e rudes, o que Jesus nunca foi. Somos universalistas e igualitaristas mas só quando nos interessa. Sabemos que devemos amar o próximo, mas o conceito de próximo, em Portugal, é a família.

Por outro lado, não somos particularmente misericordiosos. Não temos nenhum sentido de equilíbrio, nem temos abertura de espírito. Não sabemos exercer o poder com respeito pelos fracos e os que o exercem demonstram mais cobardia do que coragem.

Fico a pensar como é estranho que num dos países mais católicos do mundo, é como se Cristo nunca tivesse existido.

as eleições têm consequências

Ler aqui

isto nem dá vontade de morrer


Na Suíça o suicídio assistido é legal. Nos tempos que correm, nada de espantar. O que espanta é que na Suíça o suicídio assistido seja legal  e não seja regulamentado pelo Estado.
As organizações que se dedicam a ajudar os clientes a “sair de cena” autorregulam-se, através dos estatutos e de consulta aos seus membros. A Exit, por exemplo, acabou de aprovar a possibilidade de “sair de cena” por ter ultrapassado o “prazo de validade” – ver notícia aqui.
Em Portugal esta situação é tão contrária à nossa cultura que seria absolutamente impossível. Depois da AR aprovar o suicídio assistido – o que presumo irá acontecer a breve trecho – será necessário regulamentar a Lei e criar um conjunto de instituições, fundações e observatórios que, na prática, irão paralisar todo o sistema.
Não é necessária muita imaginação para vislumbramos o que irá suceder. O “despachado” terá de se apresentar no “despachante” com uma Certidão de Nascimento Narrativa Completa, um documento comprovativo de que não tem dívidas ao Fisco nem à Segurança Social e, pelo menos, uma Certidão de Registo Criminal. Era o que faltava que um cidadão centenário pretendesse emigrar para o Reino dos Céus sem pagar a “César o que é de César”.
Não esquecer também a necessidade de passar pelo Centro de Saúde, para se despedir do pessoal, e talvez por umas consultas da especialidade na ULS da sua região. O Sr. José poderá mudar de ideias depois de ser operado à próstata e a D. Maria, depois de uma operação à cataratas, é capaz de querer continuar por aí...  a ver o Preço Certo e a Casa dos Segredos.
Quando for então aprovado o suicídio assistido em Portugal, os nossos concidadãos que pretendam “sair de cena” poderão corrigir Herculano e do: “Isto dá vontade de morrer!” passar ao: “Isto nem dá vontade de morrer”.

27 maio 2014

os alemães não respeitam as princesas


http://bilder.bild.de/fotos-skaliert/qf-kate-rock_38815921_mbqf-1401013612-36139198/2,w=559,c=0.bild.jpg

Clicar na foto

se o SNS fosse uma companhia de aviação...

... os aviões cairiam do céu constantemente

In an interview with The Telegraph, Robert Francis QC said the public had been given a falsely positive impression about the quality of care being provided in many of the country’s hospitals.
The barrister said the NHS needed to make radical changes to meet the needs of the public - instead of simply blaming patients for “crowding out” Accident & Emergency (A&E) because they did not know where else to turn.
Mr Francis said that for too long, those in charge of the health service had become “complacent” about the care meted out to patients, believing it was reasonable for some patients to be badly failed, as long as the majority were not harmed.
“If we ran our airline industry on the same basis, planes would be falling out of the sky all the time,” the barrister said. “We’ve just got to change the attitude that because it’s provided by the state it’s all right for a number of people to be treated badly; well it’s not. Airlines would go out of business very quickly if they worked that way.”

Comentário: Felizmente que tudo isto se passa no SNS do RU. Em Portugal não temos este problema, o nosso SNS é o melhor do mundo.

Exit

A Swiss organisation that helps people take their own lives has voted to extend its services to elderly people who are not terminally ill.
Exit added "suicide due to old age" to their statutes at an annual general meeting held over the weekend, allowing people suffering from psychological or physical problems associated with old age the choice to end their life.
Assisted dying is legal in Switzerland and technically even a healthy young person could use such services. However, organisations involved in this work set their own internal requirements, which differ from group to group.

26 maio 2014

a UE é o novo comunismo

changer ou mourir

Boris Johnson

vitória do politicamente incorrecto

I don't just want Britain to leave the European Union, I want Europe to leave the European Union
Nigel Farage

24 maio 2014

inexplicável

Há anos que me interrogo sobre o papel da elite económica na bancarrota do País. Onde passaram os últimos vinte anos? Porque não se manifestaram contra os desvarios socialistas? Não sabiam que seriam os primeiros a sofrer?
Ontem, ao ler o editorial do Pedro Santos Guerreiro no Expresso em que é afirmado que a família Espírito Santo está falida, reverberei este assunto: como é possível?

23 maio 2014

Estão convidados

Em Lisboa, dia 26



No Porto, dia 31



22 maio 2014

os novos 10 Mandamentos

Na sua biografia de Jesus, Paul Johnson identifica os novos Dez Mandamentos que resultam de uma leitura atenta do Novo Testamento:

  1. Desenvolver uma personalidade autêntica
  2. Aceitar a universalidade da espécie humana
  3. Igualdade aos olhos de Deus
  4. Amar o próximo
  5. Ser misericordioso
  6. Ter sentido de equilíbrio
  7. Ter um espírito aberto
  8. Buscar a Verdade
  9. Exercer o poder com respeito pelos fracos
  10. Ser corajoso

Penso que muitos destes princípios têm vindo a cair no esquecimento

a herança política de Mário Soares

Um canibal

uma análise excelente sobre as energias renováveis

...
Obrigar todas as pessoas a comprar energia mais cara e menos confiável eleva os custos em toda a economia, deixando menos dinheiro para outros bens públicos. A média dos modelos macroeconómicos indica que o custo total das políticas climáticas da União Europeia vai ser de 209 mil milhões de euros por ano até ao final do século.  

O peso destas políticas recai, na sua maioria, sobre os mais pobres porque os mais ricos podem, facilmente, pagar mais pela sua energia. Não deixo de ficar surpreendido quando vejo ambientalistas bem-intencionados afirmar, de forma arrogante, que os preços da gasolina deviam duplicar ou exigir que a electricidade seja produzida, exclusivamente, através de fontes de energia renováveis. Estas medidas podem ser bem recebidas em locais abastados como Hunterdon County, New Jersey, onde os residentes gastam apenas 2% do seu rendimento em gasolina. Mas 30% da população mais pobre dos Estados Unidos gasta quase 17% do seu rendimento líquido em gasolina.

Da mesma forma, os ambientalistas celebram o facto de as famílias do Reino Unido terem reduzido o seu consumo de electricidade em cerca de 10% desde 2005. Mas esquecem-se de mencionar que esta queda reflecte um aumento de 50% dos preços da electricidade - este aumento é usado, em grande parte, para pagar um aumento na quota das energias renováveis de 1,8% para 4,6%.

Sem surpresa, os mais pobres reduziram o seu consumo de electricidade em mais de 10%, enquanto os mais ricos não o diminuíram. Nos últimos cinco anos, aquecer uma casa no Reino Unido tornou-se 63% mais caro, enquanto os salários reais diminuíram. Cerca de 17% das famílias são agora pobres em termos energéticos - ou seja, têm de gastar mais de 10% do seu rendimento em energia; e como as pessoas mais velhas são, por norma, mais pobres, cerca de um quarto das suas casas são energeticamente pobres. Os pensionistas mais pobres queimam livros velhos para aquecer as casas, por serem mais baratos do que o carvão, passam o dia em autocarros aquecidos ou deixam de aquecer parte das suas casas.

 BJØRN LOMBORG, no Jornal de Negócios

Estado mínimo

O Estado deve limitar-se a garantir os direitos cívicos, a segurança interna e externa e a administração da justiça.

- Porquê?
- Porque ‹‹todos nós cometemos erros››

Comentário: Esta observação do líder do grupo BES é muito importante para compreendermos os limites da acção do Estado. Os erros de um líder intervencionista, nunca o devemos esquecer, são pagos por todos.

o perigo das derivas ideológicas

A UE protege-nos das derivas ideológicas dos nossos governantes e das maiorias que os suportam

Sarkozy

aquecimento global provoca nevão na Serra da Estrela

Neve corta estradas na Serra da Estrela às portas do verão

21 maio 2014

quando o grotesco substitui o talento



Adolfo Luxúria Canibal, dos Mão Morta, é uma espécie de Conchita Wurst. No álbum "Pelo Meu Relógio São Horas de Matar" procura compensar com doses de grotesco uma manifesta falta de talento.

são horas de matar

19 maio 2014

JOAQUIM ™


A viagem do PR à China vai permitir-me fundar um império empresarial assente em Lojas dos Chineses - "Obligado Kabaku".

o que não se vê

Artigo do André Azevedo Alves no Nº1 do OBSERVADOR

3 anos de troika levaram a um retrocesso civilizacional

Matosinhos, 17 de Maio de 2014

18 maio 2014

vamos aprender chinês

"Es de puta madre"

Comentário: Os governantes portugueses têm esta característica curiosa: são animais ferozes dentro de portas e mansos no estrangeiro.

17 maio 2014

NOS

 







Hoje nasce um novo operador
Para os clientes, garantiu, a mudança nada altera
Miguel Almeida, CEO da NOS

PS: Destaques meus
 

nós somos o produto

‹‹Na lógica secreta da Internet, se algo é "grátis" é porque nós não somos os beneficiários, somos o produto››.

Joe Kaeser, da Siemens, citado no FT

16 maio 2014

são todas de comer


Fim do dia, chego a casa, ponho os calções de banho, e ala para a praia. Está repleta de jovens nem-nem, presumo. Jovens entre os 15 e os 30.
As miúdas rebentam de boas nos seus biquínis arrojados. Estão produzidas e apetitosas. São todas bonitas, todas de comer e chorar por mais.
Os rapazes, coitados, não acompanham. Parecem franzinos e efeminados em comparação com as “mulas”. Débeis, delicados e depilados. “Sin téson”... passeiam entre o “muledo” com uma indiferença assustadora.
Estamos a falar de um grupo etário esmagado pela pornografia, em termos de disfunções e de orientação sexual. Um problema, claro está, que afecta quase só o sexo masculino.
As meninas agora, se quiserem machos a sério têm de olhar para os cotas.

:-) 

a primeira moeda socialista do mundo

Ajudem-me aqui que não quero ser injusto com os criadores do CRYPTOESCUDO.

Ao criar uma reserva de 220 Milhões de Cryptoescudos para o Estado português, não é verdade que esta nova moeda virtual já nasce com uma espécie de imposto na sua matriz?

alterações climáticas

Em Júpiter

15 maio 2014

uma nova carreira



A minha posição de tudólogo e bloguer leva a que muito amigos me confundam com o “coach” ou até com o psicoterapeuta. Vai daí pedem-me constantemente opiniões sobre assuntos pessoais e familiares. E eu dou, se calhar é o início de uma nova carreira.
Ontem, um advogado amigo, dizia-me exasperado que não conseguia aturar a mulher.
-       Isso é o normal pá – disse-lhe.
-       Pois, só que eu não sei como lidar com o assunto.
-       Dá-me um exemplo...
-       Chego a casa, cansado e chateado com um determinado problema e começo a desabafar com a patroa. Ela escuta e em vez de me “consolar” desata a sugerir-me soluções, como se eu fosse incapaz de resolver os meus próprios problemas.
-       É pá, mas tu é que começaste...
-       Ó Joaquim, eu apenas estava a desabafar, a falar alto, por assim dizer. Agora ela vira-se para mim e diz-me ‹‹isso só se resolve à antiga portuguesa...›› sabendo perfeitamente que eu detesto esse tipo de abordagem...
-       Stop.... vou-te dar o meu conselho: não levantes assuntos que sabes perfeitamente que a tua patroa não tem sensibilidade para compreender.
-       Pois, mas então com quem desabafo?
-       Marcas uma consulta comigo e eu ouço-te; são 200,00 €/ hora. Em alternativa vais a um bordel e por 150,00 € desabafas com uma puta e ainda te alivias.
-       Sempre é mais barato, ahahah
Acho que vou mudar de profissão. O meu amigo acabou a sorrir com a minha piada e ficou muito mais bem disposto. A psico é isto: usar palavras para mudar a perspectiva dos clientes.

14 maio 2014

um país hilariante


ao serviço do Diabo


Será a vida tão preciosa que a devamos preservar num estado de ausência de consciência sapiente ou até de inconsciência?
Para mim, a respostas é clara. Se não puder ver a luz (usar a razão) prefiro regressar ao pó.
Um médico que não saiba respeitar esta vontade de um doente “não está ao serviço de Deus, está ao serviço do Diabo”.

venham a nós os Marcianos



A religião é um fenómeno humano e há até pensadores que a consideram o elemento cultural que nos distingue dos outros seres vivos. Apesar de todos sermos obra do Criador, só nós, o Homo Sapiens, fomos criados à Sua imagem.
Não há lugar na Igreja para outras espécies de seres vivos, porque “estão desprovidos de alma” e Deus não lhes outorgou a possibilidade de vida eterna. Jesus, o filho de Deus – para os crentes – é um ser humano como nós e o catolicismo aponta-O como exemplo a seguir.
Deus, na Sua omnipotência, poderia ter encarnado num primata ou até num extraterrestre, mas não foi essa a Sua escolha. E é compreensível porquê. Quando recordamos a vida de Jesus temos uma ideia das suas alegrias e tristezas, percebemos as tentações que sofreu e até o seu calvário.
Se o Espírito Santo tivesse colocado na Virgem o embrião de um Marciano, penso que a religião católica, como a conhecemos, não existiria.
Pedindo desde já desculpa às pessoas que “pensam” que por eu ser ateu não devo ter qualquer opinião sobre assuntos religiosos, abordo este assunto na sequência de declarações do bom Papa Francisco que recentemente afirmou a disponibilidade da Igreja Católica para acolher no seu seio e baptizar, por exemplo, Marcianos (extraterrestres).
Julgo que o Francisco estava a sublinhar a universalidade da Igreja e que as suas palavras são apenas uma espécie de parábola. Devemos portanto ser comedidos na crítica.
Contudo, não há aqui um desvio fundamental da doutrina religiosa judaico-cristã? Para mim, aprendiz de teólogo nas horas vagas, só a nossa espécie é eleita, só a nossa espécie é “excepcional”, só a nossa espécie reflete Deus.
O que pensará Bento XVI dos Marcianos? Ainda gostava de saber.

13 maio 2014

Dia 16 nas livrarias


Já disponível em pré-lançamento no site da Wook e FNAC. Dia da apresentação a ser confirmado em breve.

4

Medicina moderna

Há 50 anos a mortalidade relacionada com uma paragem cardíaca fora do hospital era 100%.

Actualmente é 80%. Como é que ficam os 20% que se salvam?

A CPC (Cerebral Performance Category) é uma escala que permite ajudar a responder a esta pergunta:


20% apresentam uma CPC de 1 ou 2, um mês após o evento.
80% ficam com uma CPC de 3 a 5.

Conclusão: A medicina moderna permite recuperar 4 doentes em 100, que tenham sofrido uma paragem cardíaca. Devolvendo-os à sociedade com um grau de deficiência ligeiro ou moderado.

descoberta estrela gémea do Sol

U. Texas

11 maio 2014