17 agosto 2014

a resistência do norte


O Norte tem uma certa tradição de resistência aos desvarios da capital. Lisboa apaixona-se por todos os estrangeirismos e é o Norte que tem de meter travão a fundo. No passado recente foi Pires Veloso que protagonizou esta resistência, quando o Cunhalismo pretendeu suceder ao Salazarismo.
Hoje os perigos são diferentes, a capital oscila entre um sovietismo requentado e um neoliberalismo bacoco, de que resulta uma espécie de “socialismo capitalista” inédito a nível global. Um aborto sociológico e político, defendido e promovido por todos os partidos da governação, que nos levou à bancarrota.
Ora é neste contexto que um homem adoptado pelo Norte nos tem alertado para a necessidade de regressarmos à nossa matriz cultural, que não é compatível nem com o socialismo nem com o capitalismo puro. Estou a referir-me, claro está, ao Pedro Arroja. A voz actual da resistência do Norte às leviandades lisboetas.
Regressado de uma semana que passei em Lisboa, ao ler a notícia da morte de Pires Veloso, pensei: é bem possível que a mudança que precisamos tenha de vir a ser imposta pelo Norte.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem razão em tudo o que diz, com uma excepção:não são todos os partidos do arco da corrupção(leia-se da governação), mas sim todos os partidos com assento parlamentar, PCP, PS, PSD, CDS. Esta gente escraviza todo um Povo, fingindo, para agradar às suas clientelas que defendem o Povo