23 julho 2014

IAVE - Prova de Avaliação de conhecimentos e de capacidades

Item 33 (link retirado deste post do André Azevedo Alves)

Desde a promoção de uma alimentação saudável às regras de higiene, do consumo de substâncias tóxicas à iniciação das práticas sexuais, da prevenção em espaço público à preservação do ambiente, existem domínios diversos em que a escola é chamada a exercer a sua função educadora. Se a família o faz menos, a escola terá de compensar, e vice-versa.

David Justino, Difícil é Educá-los, Oeiras, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2010, pp. 101 e 102
---------

David Justino, no texto acima transcrito, sintetiza a diversidade de tarefas e de missões atribuídas à escola pela sociedade.

33. Escreva um texto em que exponha a sua opinião sobre a perspetiva expressa por este autor, fundamentando-a através de uma linha argumentativa coerente.

A extensão do seu texto deve situar-se entre um mínimo de 250 e um máximo de 350 palavras.

Observações:
1. Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequência delimitada por espaços em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hífen. Qualquer número expresso por algarismos conta como uma única palavra.
2. Serão classificadas com zero pontos as respostas em que se verifique: (a) afastamento integral do tema; (b) extensão inferior a 150 ou superior a 450 palavras; (c) mais de seis erros de sintaxe; (d) mais de dez erros inequívocos de pontuação; (e) mais de dez erros de ortografia ou de morfologia.

Comentário: Não é um bocado patético e até incestuoso que numa Prova de Avaliação de Conhecimentos e de Capacidades se inclua uma referência a um texto de um ex-ministro da educação. Ainda por cima, um texto salazarento e mal escrito.
Repare-se nesta afirmação que pode ser extraída da referida prosa:
‹‹ ... a escola é chamada a exercer a sua função educadora... na iniciação das práticas sexuais››.
Com aulas teóricas ou práticas? Escolha múltipla ou "prova oral"?

1 comentário:

Anónimo disse...

A estupidez é abusiva.