27 novembro 2013

o maior elogio

Estando eu (oficialmente) quase a entrar na terceira idade e tendo largamente concluídas as minhas funções de pai (a minha filha mais nova tornou-se independente há dois meses), eu estou num processo, já iniciado há alguns anos, de fazer o balanço da vida que já vivi, incluindo a minha experiência como pai.

Por exemplo, qual foi o maior elogio que me fizeram como pai?

Foi feito à mãe há cerca de oito anos e só indirectamente eu o assumi por tabela.

Os meus quatro filhos frequentaram todos o mesmo colégio católico até ao sexto ano de escolaridade, e houve uma professora - uma só - que foi comum a todos eles, embora o meu filho mais velho diste da mais nova em doze anos. Chamava-se IP, era engenheira, e uma exigente professora de Matemática.

Sendo crianças, os meus filhos eram frequentemente levados ao colégio pela empregada doméstica - duas, nesse intervalo de tempo.

Até que um dia  a professora IP, entretanto reformada, disse à minha mulher: "Os seus filhos são as únicas crianças que conheço que tratam a empregada doméstica como se fosse da família".

Foi o maior elogio que recebi como pai até hoje. Provavelmente, prevalecerá para sempre.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bonito. Não sei dizer mais nada.