17 novembro 2013

não se pode confiar nelas

Se eu quiser saber quem é o meu pai tenho de perguntar à minha mãe. Não há outro caminho para chegar à verdade. Tenho de passar por uma mulher.

Cristo referia-se frequentemente a Deus como um Pai. E é essa a razão última porque, para chegar a Deus, é preciso passar por Maria. Daí a devoção que o povo católico nutre por Maria.

Os protestantes tiraram Maria do caminho para se concentrarem na figura do Filho, Cristo, de acordo com o princípio protestante "Solo Christus". Eles pretendem chegar a Deus através do filho.

Nunca mais lá chegam nem nunca chegarão, e daí que o protestantismo tenha arrastado consigo o agnosticismo e o ateísmo.

Nunca por mim próprio - o filho -, ou através de algum dos meus irmãos, eu seria capaz de chegar à verdade acerca do meu pai. Precisarei sempre da minha mãe como intermediária.

Mas se é assim, se para chegar a Deus, é necessária a intermediação de Maria, será sempre assim nos assuntos humanos, para chegar à Verdade é necessária a intermediação da mulher?

Sim, é sempre assim, em todos os assuntos humanos, como aqueles de que tratam as ciências sociais, como a Política, a Sociologia, o Direito ou a Economia.

Mas, sendo que as ciências sociais modernas têm todas origem protestante, então todas estas ciências - a Ciência Política, a Economia, a Ciência do Direito, a Sociologia - são falsas ciências, no sentido de que não dizem a verdade?

Sim, são falsas ciências, no sentido preciso seguinte: dizem algumas verdades, dizem outras tantas mentiras  e depois dizem muitas meias-verdades e outras tantas meias-mentiras. É um enrolado de verdades e mentiras que as qualifica globalmente como falsas. Não se pode confiar nelas como verdades inquestionáveis ou absolutas.

Pela sua imensamente maior participação na concepção, a mulher conhece muito melhor o ser humano do que o homem. Como é que, então,  se pode esperar a verdade da maneira de pensar (metodologia) da filosofia e das ciências sociais modernas que, tendo origem no protestantismo, ostensivamente exclui a mulher?

21 comentários:

zézinho disse...

A propósito de Cristo se referir a Deus como Pai, sempre me meteu engulhos que Cristo nunca chame Mãe a Maria, mas apenas Mulher. Pelo menos é o que se lê na Bíblia. Há alguma explicação?

zézinho disse...

Ainda a propósito de Cristo e das mulheres, parece-me significativo que Ele, de entre próximos e seguidores, tenha morrido rodeado apenas de mulheres, à excepção de João.

marina disse...

se foi sem pecado concebido , Zézinho..não houve óvulo , não houve mãe , só Mulher portadora , hoje chamada barriga de aluguer . Deus me perdoe pela graçola :)

Anónimo disse...

Ui!... Às vezes nem elas sabem... e depois tiveram de inventar os testes genéticos!...
O web designer que meta cor nos links pulleeze... sugiro a cor exactamente igual ao cabeçalho... -- JRF

zazie disse...

JRF___ Já disse mas o Birgolino garante que nãO alterou a cor.

Pode ser vírus. O código está estranho.

zézinho disse...

Tá bem, Marina, mas o certo é que a expressão e o conceito de Mãe de Deus, referidos a Maria, são uma constante em toda a literatura da Igreja. Por outro lado, a mesma Igreja ensina que Cristo, enquanto Deus feito Homem, assume todas as características humanas, de grandeza ou debilidade, à excepção do pecado. Por outro lado, sabendo-se que mesmo uma "barriga de aluguer" alimenta com o seu sangue o nascituro, é de crer que, na humaníssima carne de Cristo, pudéssemos encontrar o ADN de Maria.

marina disse...

mas o problema não era Cristo não chamar mãe a Maria ? Cristo é filho de Deus ; Deus , em principio , não terá carne , só espirito ; logo , Cristo é filho de espírito ..não tem mãe humana a não ser a "adoptiva" a quem Ele chamava de Mulher. acresce que espirito tb não deve poder ser qualificado como homem ou mulher , pq se os anjos não têm sexo , Deus ainda menos :)
aplicar as nossas categorias ao Divino não faz sentido.

zézinho disse...

Ok! Então vamos supor que na época já se pesquisava o ADN. Cristo, na sua condição humana, tinha sangue, músculos, ossos, etc. Logo, tinha que ter ADN, como tinha que ter hemoglobina, cálcio, fósforo, potássio, eu sei lá. E a que, ou a quem corresponderia tal ADN? Não estou informado de que Deus, tal como não tem sexo, tenha ADN. Logo, à partida, está excluído. Feita por hipótese a dita pesquisa, seria grande escândalo caso se verificasse tal vínculo a Maria?

zazie disse...

Só espírito?

Ò marina, tu aprendeste isso entre monofisitas?

Só pode.

Cristo é o paradoxo único de todas as religiões. Tem uma natureza humana e divina.

Os prot é que vão praticamente negar isso e continuam a querela dos nestorianos que não admitiam essa natureza humana que se diviniza na Cruz.

zazie disse...

Que coisa mais estúpida que estiveste para aí a dizer.

Bruta ignorância.

Cristo não teve carne.

É maluca a rapariga. Acorda charrada.

zazie disse...

É filho do Espírito porque não teve pai biológico, palerma!

Cristo foi concebido pelo Esp+irito Santo numa mulher normal que foi escolhida para tal.

A Trindade, ó maluca, não é kosher.

zazie disse...

E estudou esta charrada nos Irmãos Maristas.

Há casa uma...

zazie disse...

Toma aqui:

http://falsafa.dominiotemporario.com/doc/site_falsafa_daniel_artigo_de_christi_2.pdf

marina disse...

no lo sé , Zézinho , mas para poder ressuscitar mortos como o Lázaro não devia ter adn igual ao nosso :) um gene milagreiro teria de ter :)

zazie disse...

"Nem devemos distinguir aquele que
ressuscitou Lázaro, e aquele que perguntou a respeito de Lázaro, pois era o mesmo aquele que disse como homem: “Onde está sepultado Lázaro?” e aquele que, como Deus, o ressuscitou".

St. Atanásio.

Zézinho disse...

Peço desculpa, estive fora.
Diz a Marina " Deus (..) é só espírito". Então Cristo não é Deus? E Maria não é Mãe de Deus?

zézinho disse...

Agora voltando à minha primeira questão, pergunto: Como trataria Cristo Maria, enquanto criança? Por Mulher ou por Mãe?

marina disse...

não faço ideia , Zé. não sou dada a
antropomorfizar Deus , a atribuir-lhe pai mãe avó e primos mesmo quando lhe dá para vestir invólucro humano:)

eu é mais tipo alien e tenente ripley ,mas sem aqueles horrores todos :) faz mais sentido que a partenogênese .

zézinho disse...

Pois é. Deus é capaz de tudo. Melhor dizendo: Deus pode tudo.
Às vezes até nos põe a imaginá-Lo.
O que já se sabe não ser possível.

zazie disse...

V.s têm aí um bom texto com debates destes desde o séc. V e nem isso lêem.

Preferem inventar.

Cambada.

zazie disse...

Aqui, novamente:

http://falsafa.dominiotemporario.com/doc/site_falsafa_daniel_artigo_de_christi_2.pdf

Faz-me impressão quem faz luxo na ignorância.