26 outubro 2013

Hoje

Anónimo disse...
Hoje fiz as pazes com Deus e com a Igreja Católica.

Tenho quase 40 anos e já passaram uns 25 desde que a abandonei.

Não sei porquê hoje e não ontem. Ou outro dia qualquer.

Apenas sei que vinha a conduzir agora mesmo ao final da tarde, quase a chegar a casa depois de um dia bem passado com a minha mulher e os meus filhos, e quando passei em frente à igreja senti que tinha de lá entrar e fazer as pazes com Deus e com a Igreja.

Naquele momento tudo à minha volta perdeu significado... foi como se o mundo ficasse vazio. Durante alguns minutos, o meu mundo era apenas o meu corpo e aquela igreja. Nada mais existia. Tinha de entrar. Ponto. Era esse o único caminho possível.

E, ao entrar, com uma forte determinação de reconciliação, fui invadido por uma sensação indescritível. Foi como se tivesse carregado um fardo demasiado pesado ao longos de todos estes anos do qual, subitamente, me libertei.

Sinto-me livre, leve e parece que fui invadido por uma imensa paz que não consigo explicar.

Mas como sou demasiado racional para chegar a Deus pela fé, o meu caminho deve ser algo semelhante ao que o Prof. Pedro Arroja tem vindo a percorrer e a partilhar connosco ao longo dos últimos 2 anos(?).

O facto é que, tal como há cerca de um ano partilhei aqui e aqui, ao longo das últimas duas décadas, alguma sensibilidade, alguma atenção ao pormenor, uma excelente memória e uma aptidão natural para "ligar os pontos"(*) levaram-me a concluir que é mais racional concluir que, de facto, Ele existe do que o seu contrário.

Afinal é tudo é tão simples e nós complicamos tanto.

Há tantas pessoas que apenas acreditam porque o sentem. São muito mais livres do que eu que durante mais de duas décadas estive preso pelas amarras da ciência, do pensamento racional, do método cientifico...

No fundo, também é possível chagar a Deus pela razão... o único "problema" é que demora muitos anos.

(*) Se não entende o que eu quero dizer por "ligar os pontos" (a variável tempo é muito importante!), veja este vídeo (primeiros 5 minutos).
9:44 PM
Eliminar

3 comentários:

Vivendi disse...

Chupa Kant!

Anónimo disse...

O meu comentário é o seguinte:

Há quem morra aos 90 anos com um bala que meteu no coração aos 20.

Cada qual responde por si e para si. A fé de nada nos serve; apenas mais uma inútil ilusão.

As human we are all doomed.
Frio, solidão e morte é a nossa história e o nosso destino.

D. Costa



Anónimo disse...

"Chupa Kant!"
Jesus Cristo!... está a ver caro PA?... anda para aqui a educar o povo para isto!... -- JRF