13 outubro 2013

em guerra

Eu estava a meio de escrever o post que vai sair a seguir. Interrompi-o e fiquei hesitante em continuá-lo e publicá-lo. Regressei agora e deitei uma olhada às caixas de comentários. Encontrei o vídeo seguinte afixado pelo nosso comentador Carlos. O post seguinte vai mesmo ser continuado e publicado.

Entretanto, algumas observações sobre o vídeo.

Uma teologia como a protestante, e uma filosofia, como a moderna, a que ela deu origem, cortou com a tradição e, portanto com o passado. Ora, quem são os portadores por excelência da tradição, e os  representantes por excelência do passado? Os velhos.  Esta teologia e esta filosofia, pela sua natureza, é uma filosofia e uma teologia em guerra com os velhos.

Em Portugal, actualmente, 75% dos casamentos acabam em divórcio e nós temos também a quinta mais baixa taxa de natalidade e de fertilidade no mundo. Não há nada no mundo que nós não imitemos, frequentemente ao exagero. Estamos a caminho de imitar e superar a Dinamarca, o país mais feliz do mundo.

4 comentários:

Vivendi disse...

Eu já experimentei 1 minuto dessa felicidade dinamarquesa.

Nos meus tempos finais de adolescência atravessei-me com uma pequenas tribo de dinamarquesas (incluindo o complemento multicultural) que estavam em visita de estudo em Portugal.

Fomos abordados por elas na rua e pediram a mim e aos meus colegas para nos juntarmos a elas para uma foto de grupo. Acedemos à cortesia e lá fizemos uns sorrisos para a câmera.

Logo de seguida qual não é nosso espanto quando elas pedem para a gente simular um momento de dança e felicidade para a câmara...

Enquanto ainda refletíamos sobre o propósito dessa foto elas encetaram logo os gestos de dança e lá acabamos a imitar e a recriar a farsa numa rua onde o ambiente em redor era de um normal dia de atividade escolar e de trabalho.

É esta a minha experiência de Felicidade do povo mais feliz do mundo.

Vivendi disse...

E se em Portugal temos em horário nobre a casa dos segredos no país com o povo mais feliz do mundo os programas de tv em horário nobre são desta forma:

http://p3.publico.pt/actualidade/media/7865/na-dinamarca-horario-nobre-e-para-avaliar-corpo-de-mulheres

marina disse...

o Joaquim devia ver este video , para ver se percebe agora o que o Paco disse sobre este sistema deitar os idosos no caixote do lixo.

Anónimo disse...

já expliquei 1 vez porque é um erro afirmar que 75% dos casamentos acabam em divorcios.
Tem a ver com a extrutura da piramide demografica e com a baixa da nupcialidade.
pelos vistos não leu.

ocni