02 julho 2013

S.

A minha filha S. é economista e vive na Suíça há três anos, onde trabalha. A Suíça é um pequeno país com 5 milhões de habitantes, do tamanho da nossa região Norte, com uma má qualidade de vida, onde se trabalha bem, e se ganha ainda melhor.

A S. chega no próximo Sábado a Portugal para passar uma semana de férias. Ficou hoje assente por mail que a vou buscar ao aeroporto.Da última vez que cá esteve, e não foi há muito tempo, falávamos precisamente de férias. Dizia ela, com uma certa admiração que os suíços só gostam de passar férias na Suíça. Ao contrário de ti - respondi eu - que estás lá há três anos e, nesse período, já foste passar férias ao Brasil, ao Egipto, à Tailândia, e várias vezes em Portugal.

Aproveitei para lhe explicar que era uma questão de cultura. A Suíça foi um dos maiores centros do protestantismo e a cultura protestante, masculina, é paroquial. Os suíços gostam em primeiro lugar daquilo que é deles, acham que o seu país é o melhor do mundo e tudo o que existe no estrangeiro é mau por comparação.

Nós, de cultura católica, somos ao contrário. A felicidade nunca está connosco e nas nossas coisas, está sempre no exterior, quase sempre lá longe, no estrangeiro. Um português, desde que tenha dinheiro, quer é passar férias no estrangeiro, nas Maldivas, na Tailândia, quer lá agora passar férias em S. Pedro da Cova ou na Ericeira. E, então, se fôr uma mulher portuguesa....É uma característica feminina - uma mulher nunca está feliz com o que tem.  Os homens conformam-se mais com aquilo que têm.

Tu, aliás, és um excelente exemplo. Em três anos na Suíça conheceste mais mundo do que um suíço, nas tuas condições, irá provavelmente conhecer em toda a sua vida. Do ponto de vista económico a atitude cultural dos suíços é favorável ao seu próprio enriquecimento. Valorizam as suas próprias coisas e gostam de consumir as suas próprias coisas, e só em última instância importam do estrangeiro. Nós, pelo contrário, gostamos em primeiro lugar é do que não é nosso, de consumir aquilo que é estrangeiro, e só em última instância aquilo que é nacional. Andamos sempre enrascados financeiramente.

Esta diferença cultural também mostra por que é que um regime de liberdade comercial funciona para os suíços mas é ruinoso para nós. Abram-se as fronteiras na Suíça ao comércio internacional e os suíços vão consumir, em primeiro lugar, aquilo que é suíço. Nenhum problema existe. Faça-se o mesmo em Portugal e os portugueses vão consumir, em primeiro lugar, aquilo que é estrangeiro. Ficamos arruinados. A teoria económica que é boa para os suíços é ruinosa para nós.

Também mostra que o regime de governação económica que é adequado para a Suíça pode ser ruinoso para nós. Como se dúvidas ainda existissem.

8 comentários:

francisco disse...

Mesmo querendo, não consigo comprar apenas "produzido em Portugal". E sempre assim foi ao longo da nossa história. Subscrevo a influência cultural de cunho católico como um dos factores para este modo de pensar e agir mas nos raros momentos da nossa história em que essa cultura foi posta em causa, não se verificou qualquer alteração nos hábitos nacionais. Portanto, não será o factor principal. Não subscrevo a perspectiva sobre a diferença de atitude entre homens e mulheres; generalizar é errar.

Carlos Duarte disse...

Caro Pedro Arroja,

Desculpa a discordância, mas não sei até que ponto é o "cunho católico".

Olhemos para Espanha: compram primeiro o Espanhol, exigem o Espanhol e depois logo se vê. Um Português que tente vender em Espanha passas as passas do Algarve.

Em Portugal (e aqui absolutamente de acordo consigo), o que vem de fora é que é bom.

(Quem diz Espanha, diz Brasil, outro exemplo)

Anónimo disse...

a frança deve ser protestante.
é que país mais vaidoso do que é seu não deve haver.

xyz

Luís Lavoura disse...

Vejam-se os países anglossaxónicos: Reino Unido, EUA, Austrália, Nova Zelândia. Todos esses países têm uma cultura que o PA classificaria como "protestante". Porém, todos eles sofrem de défices comerciais crónicos. Em todos eles há mais tendência para consumir do que para produzir, aparentemente.
O que mostra que isto não tem propriamente a ver com a religião.

manel z disse...

Porque é que ficamos arruinados? Pode explicar melhor, Prof. Arroja?

zedeportugal disse...

"os suíços só gostam de passar férias na Suíça"
Na verdade, é exactamente o contrário do que diz, se considerarmos os indivíduos jovens, como a sua filha. Afirmo-o porque lá vivi e trabalhei.Todos os jovens que conheci, sem excepção, tinham um enorme desejo de viajar pelos lugares mais exóticos e muitos o fizeram ou preparavam-se para o fazer.

Pedro Sá disse...

Ora, elas querem ir para esses sítios devido ao péssimo hábito (ainda por cima fomentado pela maioria dos homens...e pelos media) de se quererem sentir princesinhas. Ai a casa de sonho, ai as férias de sonho, ai o casamento de sonho, ai blablablá de sonho.

Anónimo disse...

dados, estatiscas, há?
ou apenas casos isolados e analises da treta?

xyz