22 novembro 2012

marketing & inovação

Results exist only on the outside. The result of a business is a satisfied customer. Inside an enterprise, there are only costs.
Peter Drucker

Os resultados são sempre externos. Os resultados de um "negócio" são clientes satisfeitos. Dentro de uma empresa, só há custos.
Drucker afirma ainda que os elementos essenciais da gestão são o marketing e a inovação.
Na ausência de um mercado, o SNS não pode ser adequadamente gerido. É, diria eu, "superiormente administrado". Na realidade, o Ministério da Saúde limita-se a administrar os custos da organização.

5 comentários:

muja disse...

Pois.

O cliente satisfeito. Convém lembrar que satisfeito e bem servido são coisas diferentes. O cliente pode ficar satisfeito pensando que foi bem servido, sem o ter sido.

Só assim se explica que os elementos "essenciais" da gestão, sejam o "marketing" (que significa para quase todos os efeitos, enganar as pessoas) e a "inovação". Ora não diz no que se há-de inovar, esse Drucker. Não me surpreenderia que fosse no marketing.

Por isso é que hoje V. já não tem coisas "made in W.Germany" que duravam uma vida. Agora é só marketing e inovação. Principalmente inovação em marketing...

Anónimo disse...

Muja, o marketing na boca do povo quer dizer uma coisa diametralmente diferente daquilo que o marketing na realidade é.
.
Rb

Ricciardi disse...

Joachim, posso fazer-lhe um pergunta??
.
Ok. Voçê acha que o comportamento da procura no sector da saude tem o mesmo comportamento economico que noutro sector qualquer??
.
Rb

Anónimo disse...

Caro Rb,

Afirmativo.

muja disse...

E o que é o "marketing", na realidade? Na que existe, e não na que idealmente existiria...