29 novembro 2012

falando em seitas...

Convém recordar que a palavra, originária do vocábulo latino secta (seguidor), por sua vez de sequire (seguir), foi utilizada pelos romanos para qualificarem (e perseguirem) os cristãos primordiais, vistos como um grupo de fanáticos sectários, que punha em causa a unidade e a pax romana, assegurada pelo Império, pelos Imperadores e pela sua burocracia. Os Imperadores consideravam a "seita" cristã uma ameaça e um obstáculo à concórdia que se vivia genericamente nas fronteiras do Império e com esse argumento fundamentaram vários éditos que determinavam a sua perseguição (Valeriano e Diocleciano, por exemplo na segunda metade do sec. III). A situação manteve-se até aos primeiros anos do século IV, quando ocorreu a conversão de Constantino, e há mesmo historiadores que imputam a esse facto a aceleração da decadência do Império, ocorrida nesse século e no seguinte, que levaria à queda do Império Romano do Ocidente, em 476. Para eles, o cristianismo seria uma doutrina e uma religião contrárias ao velho espírito romano, que, com o seu paganismo, assegurava a liberdade e a tolerância religiosas dentro das fronteiras do Império aos vários povos que nele habitavam. Por mim, a queda de Roma não se deveu a isso, mas à grave crise económica e social em que o despotismo e a centralização burocrática imperial, desenvolvidos a partir de Octávio César Augusto (27 a.C. - 19) e consagrados, definitivamente, com Diocleciano (284 - 305), lançaram o Império, à revelia do espírito verdadeiramente descentralizador e de liberdade de comércio da velha República. Mais uma vez, é o "mete estado, tira estado"...

20 comentários:

CN disse...

" a queda de Roma não se deveu a isso, mas à grave crise económica e social em que o despotismo e a centralização burocrática imperial, desenvolvidos a partir de Octávio César Augusto"

Bem, para sermos justos a estrutura montada por Octávio aguentou de tudo e por mais 500 anos.

Mas sim, como Mises resumiu bem, o crescente intervencionismo acabou a desagregar completamente a estrutural social (em especial, inflação e preços máximos, e muito mais claro). Mas Octávio não é culpado disso.

Anónimo disse...

Grande Rui. por isso gosto tanto do PC o blog mais livre da arena. E sim o PA por vezes fica um pouco cego pelas suas epifanias e vai um pouco longe de mais no discurso da minha tribo contra a tua tribo, mas como ele proprio disse isto e um tubo de ensaio , por as ideias ca fora e aprender com elas

Uma coisa que recomendo ao PA e pesquisar e dissertar sobre o Ego*, quando ele o entender penso que as suas ideias terao outro peso.

Tem feito progressos, outro dia disse que nao se considerava um gajo porreiro, quem diria o PA dizer isto em publico...

Elaites

Anónimo disse...

Ao retirar o Ego esta-se a mitigar o confirmation bias que penso que a maleita que o PA agora sofre

Elaites

sampy disse...

Para precisar: secta vem de sequi, com ligação a secare (cortar).

Vale a pena também ter presente o sinónimo grego: heresia.

Luís Lavoura disse...

Objetivamente, o cristianismo no seu início foi uma seita do judaísmo.

CN disse...

"Objetivamente, o cristianismo no seu início foi uma seita do judaísmo."

Foi mais o afastamento do judaísmo. Pouco que ver como com os protestantismos como seitas do cristianismo.

sampy disse...

"Objetivamente, o cristianismo no seu início foi uma seita do judaísmo."

Na realidade, a coisa é um bocado mais complicada que isso.
No tempo de Jesus não havia propriamente "judaísmo", mas uma série de correntes, grupos ou partidos que conviviam mais ou menos pacificamente, desde que não ameaçassem o status quo das autoridades. O "judaísmo" só aparecerá mais tarde, quando se torna dominante a corrente de Jamnia.
Por outro lado, também não havia "cristianismo" no início. Havia grupos/comunidades de cristãos, com diversas proveniências e diferente ligação às tradições judaicas. Também aqui houve quem triunfasse e quem ficasse condenado a desaparecer...

rui a. disse...

Carlos,
O OCA foi responsável pelo início da subversão da estrutura constitucional da República, essa, sim, que deu 500 anos de prosperidade a Roma. Retirou poderes ao Senado, burocratizou as magistraturas sob o seu comando, passou a interferir directamente no governo das províncias, quando, na República, essa responsabilidade cabia primordialmente ao Senado, e, o pior de tudo, acabou com a chefia bipartida do estado, para a centralizar em si. A centralização imperial que lhe sucedeu, não teria sido possível sem ele.

LG disse...

"Convém recordar que a palavra, originária do vocábulo latino secta (seguidor), por sua vez de sequire (seguir), foi utilizada pelos romanos para qualificarem (e perseguirem) os cristãos primordiais, vistos como um grupo de fanáticos sectários, que punha em causa a unidade e a pax romana (...)".
Veja só, Ruizão, é exatamente dessa forma que certo catolicismo descabelado e neo-ultramontano enxerga o protestantismo. Eles definitivamente não entenderam nada, e não aprenderam nada...
Um abraço,
LG

zazie disse...

Está-se a esquecer dos sicários- os zelotas judeus terroristas.

BLUESMILE disse...

Como o Judas.

Anónimo disse...

Para eles, o cristianismo seria uma doutrina e uma religião contrárias ao velho espírito romano, que, com o seu paganismo, assegurava a liberdade e a tolerância religiosas dentro das fronteiras do Império aos vários povos que nele habitavam.

...

Hehehe
O Rui a por a venda antes da ferida intuindo que novamente esses paganos (católico-latinos) conseguirao fazer tremer ou mais ainda deixar qual queixo Gruyère um ninho mesmo dentro do sacro imperio. Na propia fortaleza imperial...
Por certo, coisa que até agora nao conseguiram nem os propios afro-americanos tao dotados genéticamente para uma tal aventura historica dessas, das grandes. As historias da Historia sempre sao as mesmas repetidas de outra forma, com outros vestidos e máscaras?

Anónimo disse...

E seja o que for, Rui, parece ja suficientemente documentado que na caida do Imperio referido (o romano) algúm empurraocito delicado ou in-delicado fizeram para ajudar na caida os antecessores da Merkel, ou nao?

Anónimo disse...

despotismo e a centralização burocrática imperial, desenvolvidos a partir de Octávio César Augusto (27 a.C. - 19) e consagrados, definitivamente, com Diocleciano (284 - 305),

...

Nao é por nada. Bom, sí. por f**** digo incordiar, mas entre esse periodo de tempo cabe todita a historia dos IUESEIs e ainda sobram uns minutitos...

Anónimo disse...

Nao deixa de ser curiosso o que este post poe em relativa evidencia:
Para os romanos (antiguos) a seita dos cristiás era muito mais fanática e perigossa que os mesmissimos judeus...

zazie disse...

Óh espanhol, não sejas besta, para os romanos os verdadeiros terroristas eram os sicários.

O Rui a vendeu ideologia e estropiou a História.

sampy disse...

Zazie, não é bem assim.
Os romanos não faziam propriamente distinção de grupos ou partidos dentro do judaísmo. Aliás, são os próprios judeus que tratam de mostrar que não se podia tomar a parte pelo todo, como é exemplo Flávio Josefo ou, noutro plano, Fílon de Alexandria.

A posição dos romanos perante os judeus era paradoxal: por um lado respeitavam a antiguidade das suas tradições religiosas; mas, por outro, estranhavam a concepção monoteísta ou a postura isolacionista. A princípio, eram tolerados e até protegidos; mas, quando surgiam episódios de turbulência na província judaica (o que era recorrente, impulsionada pelos zelotes, mas não só), a tolerância dava passo às acusações e à repressão.
Os cristãos iniciais também tiveram de se enfrentar com estes ataques anti-judaicos.

Seja como for, não se perceberá a questão do sectarismo religioso em Roma (o problema da "superstitio") sem estudar o famoso processo das Bacanais.

EMS disse...

sampy disse...
"Para precisar: secta vem de sequi, com ligação a secare (cortar).

Vale a pena também ter presente o sinónimo grego: heresia."

Heresia significa escolha.
Dá que pensar. Não dá?

Anónimo disse...

se o cristianismo acelerou a queda do império romano (do ocidente) porque é que ele durou mais mil anos no oriente aonde a sua implantação era bem mais forte que no ocidente aquando da queda do império romano do ocidente?

Pedro Sá disse...

Prefiro a mítica SEITA MOON e a sua infiltração no PSN ahahahah