23 maio 2012

o tempo



Não existe recurso mais precioso para uma mulher do que o tempo. Tudo nela demora tempo e requer tempo. Ela demora mais tempo a reagir sexualmente. Ela demora mais tempo a arranjar-se de manhã para ir para o emprego. Ela demora mais tempo a tomar decisões. Naquele processo de produção em que ela participa juntamente com o homem, e que é o mais importante de todos - a reprodução - a participação do homem pode reduzir-se a alguns minutos, a dela demora nove meses.

É assim também numa sociedade feminina, como Portugal. Tudo demora tempo, pedir uma certidão, obter uma licença, fazer uma reparação no ar condicionado, produzir de parafusos.

Numa sociedade masculina, pelo contrário, tudo é rápido porque tudo é feito com pressa. É feito à homem. Os homens economizam o tempo, as mulheres preenchem o tempo. Vender tempo, cobrando por ele uma preço ou taxa de juro, só podia ser uma invenção de uma cultura masculina - a judaica - nunca de uma cultura feminina, como a católica. A uma mulher nunca sobra tempo, uma mulher ou uma sociedade feminina não tem tempo para vender.

Pretender que uma sociedade feminina, como é a portuguesa, pode competir em termos de produtividade industrial com uma sociedade masculina, como a alemã ou a dinamarquesa, é uma ilusão. Primeiro, porque as mulheres não gostam do ambiente das fábricas. Segundo, e mais importante, porque tudo nelas demora muito mais tempo.

9 comentários:

Anónimo disse...

Resta agora saber se que Portugal fala, do alentejo e Lisboa ou do Norte?
E para perceber as diferenças basta olhar para o transito. No norte os carros parecem numa permanente corrida, desde os antigos formula 80 (os veiculos que tinham uma tabuleta atrás a indicar a velocidade maxima a que podia supostamente andar, 80 km/h) ao vulgar condutor quase todos parecem apressados, no sul tudo é mais lento, mais calmo.

O mesmo verifiquei em Itália, em Roma o transito era mais relaxado que em Milão.
Mas agora pergunto, como pode um pais com os indices educacionais de Portugal, os 2º mais baixos da OCDE, só atrás da Turquia, competir com a Alemanha?
Tiremos o fator "instrução", resultante de fenómenos historicos que expliquei e será que realmente Portugal não conseguiria competir com a Alemanha? Afinal de contas o Norte de Itália consegue.

Camilo

joserui disse...

Não existe recurso mais precioso para mim que o tempo... -- JRF

Vivendi disse...

Boa José Rui!

Se há coisa que não se compra é o tempo.

É por isso que a competitividade global é uma palhaçada.

E generalizando, algum dia um brasileiro ou um africano irão querer produzir como um alemão ou passar ter tantas horas de trabalho como um chinês?

zazie disse...

Compra-se tempo, pois. Foi comprando tempo que se inventou a usura.

Duarte Meira disse...

O sr. Pedro Arroja arrojou-se a tratar assuntos deveras interessantes. E bem-vindos, nestes tempos de promiscuidade de sexos e confusão de géneros. Esperemos que continue a série, explorando o lado masculino do Portugal que não demorou tempo a entesar-se como Estado nacional unificado (uns 7 séculos antes da "máscula" e marcial Alemanha...)e a espalhar a semente europeia por mundo fora.

Entretanto, merece como prémio uma chamada de atenção para aqui:

http://toneldiogenes.blogspot.pt/2009/11/da-matricial-origem-do-poder-um.html

Vivendi disse...

Compra-se tempo, pois. Foi comprando tempo que se inventou a usura.

é uma ilusão de tempo cara Zazie!

Pedro Sá disse...

Bem, esse raciocínio permitiria muito facilmente concluir no sentido da maior importância do tempo para o homem.

E, já agora, vejam bem a letra do "Estou Além" do António Variações e bem verão que a canção é sobre ejaculação precoce!

Anónimo disse...

A mulher demora mais tempo a reagir sexualmente? Ó diabo... Pedro Arroja, olhe que a ejaculação precoce já tem tratamento. Não seja acanhado a pedir conselho.

Dany L disse...

Pessoal. O meu pastor disse:
O diabo inventou um nome para o egoísmo: ejaculação precoce.
Não é doença. Não é distúrbio. É egoísmo exacerbado e aumentado milhares de vezes por televisão a mais, narcisismo a mais, vaidade a mais, materialismo a mais, arrogÂncia a mais, orgulho a mais....
Porque humildade, esforço e boa-vontade, com fé no Deus Vivo, resolve todo e qualquer problema.
Eu sou testemunho e os meus amigos também.
Bem haja.
Deus abençoe e desculpem o post intempestivo com mensagens que não cabem nas mentalidades mundanas seculares-intelectualóides ou rebeldióides ou super-culturóides do costume. Sem ofensa e com respeito peço desculpa pela minha linguagem.
Ameém

kkkkkkkkk