23 março 2012

deseconomias na saúde

Deseconomias são externalidades negativas. São custos que um determinado agente económico imputa aos restantes, sem que exista qualquer incentivo que trave esse comportamento. Uma fábrica poluente, por exemplo, pode estar a provocar externalidades negativas aos vizinhos que têm de suportar o impacto da poluição e dos respectivos custos associados.

Do mesmo modo, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) gera externalidades negativas que afectam o crescimento económico e a produtividade do País de forma muito significativa. Algumas destas deseconomias resultam da rigidez própria de uma estrutura burocrática, outras resultam de uma má alocação de recursos e da ausência de mecanismos de mercado.
Cont.

O meu artigo de hoje no semanário Vida Económica

3 comentários:

Ricciardi disse...

oh faxabor, tenho aqui uma unha encravada, marque a operação para as minhas ferias.
oh faxobor, estou agorinha mesmo a ter um enfarte, marque a operação para, xacaber, agora mesmo.
.
nao pode ser, meu caro, nao posso operar o seu coracaozinho agora porque estamos nas ferias do rapaz q tem uma unha encravada.
.
Rb

joserui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joserui disse...

Interessante o exemplo... uma fábrica poluente... uma linguagem muito pouco liberal, ou pelo menos conspicuamente ausente do discurso da treta do costume... -- JRF