11 março 2009

SNS XVIII

Tiro o meu chapéu à ADSE. A ADSE é um subsistema de saúde que cobre cerca de 3 milhões de beneficiários, num regime de “managed care”, do tipo da Médis, da Advance Care ou da Multicare (penso que não deixei ninguém de fora).
Oferece cuidados gerais e tendencialmente gratuitos, como o SNS, mas custa cerca de 30% menos. No SNS o custo/capita aproximam-se dos 1.000,00€ enquanto na ADSE é cerca de 700,00€.
Estes números são muuuiiito redondos, porque o SNS tem outras responsabilidades, para além de tratar doentes, mas mesmo assim são números que impressionam. Em particular, impressiona o baixo custo de administrar a ADSE (1% do total).
No contexto de uma reforma do sistema de saúde sou favorável a que qualquer cidadão possa optar por aderir à ADSE, como se fosse funcionário público (com 1,5% de desconto no vencimento). Quando digo ADSE digo: um clone da ADSE ou seguros contratados com qualquer um dos prestadores que referi, no mesmo regime da ADSE.
Esta proposta seria tremendamente popular, não custaria um tostão ao erário público e permitiria eliminar muitas das deseconomias que referi neste post.

PS: Como a gestão de saúde é um assunto muito chocho, como diz a Zazie, tenho tentado apimentar o tema com agumas fotos mais atrevidas. Fiquem atentos porque a 10ª e última proposta será acompanhada de uma verdadeira bomba.
Haja saúde!

Sem comentários: