06 maio 2008

vénus

O movimento libertário nos EUA renasceu graças a três mulheres: Rose Wilder Lane, autora de The Discovery of Freedom; Isabel Paterson, autora de The God of the Machine; e Ayn Rand, fundadora do objectivismo e autora de The Fountainhead e de Atlas Shrugged. O impacto monumental destas mulheres deve ter em conta que as suas obras surgiram numa época em que até os capitalistas se tinham rendido à planificação económica e ao socialismo.
Todas as portuguesas deveriam ler estas autoras e procurar inspiração nas suas vidas. Deixo aqui um excerto do livro The God of the Machine:

Se o principal objectivo de vida do filantropo, a razão da sua vida, for ajudar os outros, o seu bem último requer que os outros necessitem. A sua felicidade é o espelho da miséria dos outros. Se quiser ajudar a humanidade, toda a humanidade deve estar necessitada. O filantropo quer ser indispensável na vida dos outros. Não aceita nem a ordem divina nem a ordem natural, pela qual os homens têm os meios de se ajudarem a si próprios. O filantropo, o humanista, põe-se no lugar de Deus.
Mas confronta-se com dois factos; primeiro: os competentes não precisam de ajuda e segundo: a maior parte das pessoas, se não estiverem pervertidas, não estão à espera, nem querem, que o humanista lhes venha fazer bem. Quando se afirma que cada um deve viver para os outros, que comportamentos se esperam? Deve cada um fazer apenas o que cada um dos outros pretende, sem limites nem reservas? E apenas o que os outros querem? E se diversas pessoas fizerem solicitações contraditórias? O esquema não funciona.
Talvez então o humanista deva fazer apenas o que é de facto bom para os outros. Mas saberão os outros o que é de facto bom para eles? Não, a dificuldade é a mesma. Deve então A fazer apenas o que julga ser bom para B, e B fazer o que julga ser bom para A? Ou deve A fazer apenas o que acha ser bom para B e vice-versa? É um absurdo. É evidente que o humanista propõe-se é fazer o que ele considera ser bom para todos. É neste ponto que o humanista prepara a guilhotina.

Sem comentários: